Como aliviar as cólicas no bebé?

Uma das temáticas mais frequentes nas consultas de osteopatia em bebés, nos primeiros meses, são as cólicas e quem já teve ou tem filhos que sofrem de cólicas sabe o quão desconfortável é para o bebé e difícil para os pais, que procuram uma fórmula para diminuir esse desconforto. 

São bebés mais chorosos que, frequentemente, apresentam uma postura de choro em flexão e a barriga muito dura, fazem por vezes movimentos com as pernas em “bicicleta” e apresentam aumento dos gases intestinais.

As cólicas têm início nas primeiras semanas de vida do bebé e podem estar associadas à deglutição excessiva de ar, à imaturidade gastrointestinal, a compressões e a tensões emocionais. Por vezes duram até aos 5/6 meses de idade.

Associados às cólicas estão ligeiros desalinhamentos das vértebras, mobilidade reduzida dos órgãos e alterações do sistema nervoso que devem ser corrigidos.

A osteopatia pediátrica procura aliviar os sintomas e resolver a causa das cólicas, de forma a dar a tranquilidade e o conforto ao bebé, procurando oferecer aos pais estratégias úteis neste tipo de casos. 


Por Rita Martins

Gostou desta pubicação? Partilha nas redes sociais

Share on facebook
Share on pinterest
Share on print
Share on email